Em uma encosta do bairro carioca de São Conrado, a casa de 1.400 m², divididos em quatro pavimentos, explora as belas vistas do local. A ambientação clara, que lembra a Grécia, une-se a materiais de fácil manutenção
Uma casa leve e cheia de luz para um casal com quatro filhas desfrutar dias de descanso. Eis o espírito da casa com 1.400 m² e quatro pavimentos, em uma encosta, no bairro de São Conrado, no Rio de Janeiro, RJ, reformada e decorada pelo escritório. Como uma caixa branca, a construção tem vista para o mar e está também junto a uma mata e próxima da pedra de São Conrado. Aproveitar os diferentes visuais da natureza nativa através das aberturas e áreas livres foi uma das premissas do projeto.
No primeiro nível fica a garagem, no segundo estão os dormitórios de hóspedes, no terceiro desponta o living e no quarto concentram-se as suítes principais, com uma sala íntima de TV. Elas se voltam para a área de lazer, onde há o espaço gourmet e a piscina de raia única e borda infinita, que parece debruçada no terreno. O reposicionamento da piscina, que antes não recebia sol o dia inteiro, e a remodelação dos eixos de circulação da casa, por meio de escadas e de um elevador que agora conecta os diferentes andares, são destaques das reformulações propostas pelos arquitetos.
Os materiais empregados, como porcelanato, tijolo cerâmico e revestimento cimentício com aspecto de pedra, são de fácil manutenção. Outro detalhe interessante é o material que mistura bambu e polímeros, utilizado no teto das varandas. Nas dez suítes, em vez de marcenaria tradicional, os armários exibem telas sintéticas para facilitar a ventilação das roupas.
A decoração convida ao relaxamento. Os ambientes têm mobiliário branco ou em tons de bege que se mistura a toques de azul céladon e pitadas de coral, remetendo às ilhas gregas. Destacam-se peças de designers brasileiros, como Guilherme Torres e Jader Almeida, luminárias nacionais e importadas, além de uma bem dosada mescla de arte e artesanato, que complementa esse gostoso refúgio de verão.
Nome do projeto:
Casa Areia
Localização:
Rio de Janeiro, RJ
Área:
1.400 m²
Ano:
2020